“O Fisiculturismo, para mim, é a representatividade da tríade que em perfeita harmonia, deve atuar como um ´Sistema de Freios e Contra Pesos`, ou seja, um depende do outro em sincronismo: Mente+Corpo+Espírito”.
.
A ideia dá as primeiras noções sobre o nosso personagem:
Angelo Muro, que no passado conquistou títulos como o de campeão Overall do Estado do Rio de Janeiro pela IFBRIO e vice-campeão sul americano pela CSFFIBB, dentre outros.
O atleta está a plenos pulmões querendo conquistar novos espaços, subir novos degraus, além de ampliar seu conhecimento filosófico e intelectual, algo que, para ele, é tão instigante quanto o esporte que escolheu para a vida desde 2011.
.
O COMEÇO:
Filho de um Italiano com uma brasileira com descendência portuguesa;
Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de dezembro de 1987, no bairro da Tijuca, onde cresceu e viveu.
.
TÍTULOS
Aos 16 anos de idade Angelo iniciou sua vida na musculação. Muito embora sempre tenha almejado evoluir fisicamente, nunca havia participado de nenhum campeonato de fisiculturismo até os 23 anos. Até então seu objetivo era apenas obter uma satisfação estética individual. Após ter contato com amigos que possuíam um conhecimento maior sobre o esporte, foi incentivado por eles a participar de um campeonato da IFBB-Rio, categoria Body Shape. E não é que deu certo? Ao longo dos últimos anos o atleta acabou ganhando notoriedade e colecionando títulos como os de Tri-Campeão Carioca Overall (Mr.Rio), Campeão Overall da Expo Nutrition, Campeão Overall Ilha do Governador.
.
“O esporte sempre fez parte da minha vida. Desde cedo tive interesse em praticar atividades físicas a fim de canalizar a minha energia, que era alta em função de eu ser uma criança hiperativa. Dessa forma, pratiquei lutas em diversas modalidades como judô e kung fu, natação, surf e futebol – esporte mais praticado na minha infância. Joguei futsal pelo América e Fluminense, onde me lesionei e acabei eventualmente sendo encaminhado para a musculação, a fim de adquirir fortalecimento muscular. Este acabou sendo o clímax da minha vida esportiva, pois apesar de sempre ter amado o futebol, eu realmente me encontrei na musculação. Senti prazer em puxar e empurrar ferros, sabendo que como toda paixão desemboca na finalidade do Amor, eu sabia que o caminho do fortalecimento me levaria ao tão sonhado corpo escultural dos heróis de quadrinhos que sempre fizeram parte da cultura da minha geração”, relembra Muro.
.
“Fui movido aos palcos por um sentimento maior que a simples provação do meu ego, fui motivado por um sentimento de evolução como ser humano. Senti necessidade de testar os meus limites, a minha capacidade de dedicação, sem me desprender da minha intelectualidade, mas agregando os valores do esporte enquanto abdicava de prazeres mundanos para ser um campeão. Quero ser um campeão convicto e sóbrio, sem o ego inflado e sem vaidade. Tenho humildade para saber que isso tudo é passageiro, mas, que pode ser eterno enquanto durar”, conta ele.
.
CORPO SÃO, MENTE SÃ
.
Ao mesmo tempo em que procurou propiciar o mesmo cuidado que era dado ao corpo para o intelecto, Muro fez da frase “Mente sã, corpo são” uma espécie de mantra. Aos 18 anos, ingressou na faculdade no curso de Direito.
”Para mim, o curso era dotado de uma filosofia jurídica eivada de valores e princípios que iam de encontro ao meu caráter, a minha ideologia e formação construídos pelo pilar moral exemplar da minha vida: meu Pai, meu herói”, relembra ele.
.
FOCO e CONSTÂNCIA É O SEGREDO DO SUCESSO!
.
“Sempre fui um aluno voltado para a área de humanas, estudos de História e Geografia, sempre consciente e interessado na leitura de filosofia e da intelectualização através do saber pensar e questionar. Me graduei como Bacharel em Direito no final de 2010 e fiz a pós-graduação em seguida. No entanto, um fator determinante em minha vida, crucial para o amadurecimento do meu caráter, ocorreu antes dos títulos em campeonatos e durante a minha graduação. Meu pai faleceu em Agosto de 2010 e minha vida mudou. A figura familiar que sempre mais me influenciou não estaria nunca mais fisicamente ao meu lado e eu, aos 22 anos, seria obrigado a assumir responsabilidades que normalmente não são assumidas nessa fase da vida. Todo processo de tratamento do câncer do meu pai exigiu de mim um amadurecimento e uma força que eu sequer sabia que tinha. Acredito que a doença, o tratamento, a morte e tudo que esse processo exigiu, me disse muito sobre quem eu sou. Passei a ser um ser humano com um autoconhecimento maior depois disso e acredito que a mudança ocorrida nessa fase me ajudou a definir meus objetivos de vida.
Atualmente, trabalho como Advogado, Assessor Jurídico, Parecerista, Investidor e Modelo Fitness. Sou atleta amador federado pela IFBB-Rio e tenho o sonho de um dia me tornar profissional. Espero conciliar o meu sonho de “hobby” a função social” , confessa Muro.
.
ANGELO POR ANGELO:
.
“Se existe algo do qual eu tenho certeza é disso: Eu sou esforçado.
Estou sempre disposto a evoluir e testar os meus limites.
Não me permito estar sujeito a tentações mundanas como a utilização de qualquer substância psicotrópica que entorpecem a minha sobriedade em NENHUM momento da minha vida. Não acredito em remediações, acredito em boas preparações.
.
“O mundo inteiro é a minha casa, e o coração faço morada em tudo que o move a batidas aceleradas”.
Visionário, não busco pouco. Quero mais de um tudo, meu olho se encontra rumo ao meu alvo, que mesmo sendo desejado, não deixa de ser desconhecido.
Através do meu olhar otimista do mundo, onde sempre vejo possibilidade e energia para realização, tentando sempre colocar em ação, toda a empolgação que encontro nas grandes oportunidades.
Minha visão expansiva se empolga e é capaz de construir e formular ideias e teorias acerca do meu mundo perceptível a realidade em que me encontro,sem perder o entusiasmo com o que vier de forma apaixonada.
Não discrimino o pensamento, nem separo e classifico o tempo e a velocidade em que cada coisa deve ter neste mundo.
.
Minha fé inabalável me faz junto com os pensamentos mais nobres da mente me dando sempre possibilidades positivas”, conclui Angelo.
.
Palavras de um campeão. Ou de um belo aprendiz da vida. A escolha fica a cargo do leitor.