A Secretaria Municipal de Saúde de Mendes Pimentel tornou a completa vacinação da população contra Covid19 e Influenza, principalmente, entre outras doenças, uma de suas principais a atuais bandeiras. As equipes foram divididas e estão percorrendo o município, tanto em sua zona urbana como rural, em busca daqueles que ainda não estão imunizados na totalidade. A dedicação e o trabalho contínuo dos profissionais vem servindo de referência e sendo bastante elogiado na região. “Estamos aproveitando todos os serviços e programas que realizamos para levar as doses de vacinas, seja com o grupo de gestantes, de idosos do Hiperdia, em visitas domiciliares a acamados que não podem se locomover até a sala de vacinação. Enfim, estamos em campo para manter nossa população protegida, já que todos sabemos que o Covid19 veio para ficar e teremos que conviver com mais essa doença que pode se modificar geneticamente incontáveis vezes. O único caminho é a precaução, ou seja, a vacinação”, explica o secretário da pasta, Francisco Carlos, o Fikiko.
De acordo com a enfermeira Camila Ferreira, coordenadora da Sala de Vacinação, os números mais atuais apontam que cerca de 4900 cidadãos foram vacinados com a primeira dose contra o Covid19 no município; 4700 com a segunda dose, mais de 2600 pessoas com a dose de reforço ( pode ser aplicada em cidadãos acima de 18 anos , procurar a sala de vacina).Mais de 400 idosos acima de 60 anos já estão imunizados com o segundo reforço ( 4 dose). “Já vacinamos 300 crianças com a primeira dose e mais de 220 com a segunda”, explica Camila.
Em relação a Influenza (Gripe), a coordenadora informa que :1045 idosos,206 crianças, quase 100 profissionais de saúde,100% da meta de gestantes e 90% da meta de professores já receberam a dose contra a doença.
NÚMEROS AINDA PRECISAM SER MELHORADOS
Embora Mendes Pimentel não apresente novos casos de Covid19 já há três meses, ainda há muitos idosos que não tomaram a dose de reforço e, a maior preocupação, reside na resistência de alguns pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a primeira dose contra a doença e também a segunda dose. “A vacina é extremamente segura e nossa principal aliada. Qualquer pai ou cidadão que se sentir inseguro em relação ao assunto pode nos procurar na sala de vacinação”, diz a enfermeira.
“Precisamos, também, continuar a vacinação de idosos e crianças contra a gripe e os profissionais de Saúde do setor privado também devem nos procurar para tomar a dose contra Gripe e Sarampo”, conclui Camila.