O município de São João do Manteninha, localizado no leste mineiro e distante cerca de 430 quilômetros da capital do Estado, é mais uma das cidades que estão sofrendo com o alto volume de chuvas que cai sobre Minas Gerais nos últimos dias. As águas causaram todos os tipos de estragos nas zonas urbana e rural da localidade e uma força tarefa foi criada, unindo a Defesa Civil, Prefeitura, vereadores e cidadãos voluntários para priorizar os casos mais graves, como pontes e bueiros destruídos, pontos alagados, deslizamentos de terras, estradas com acesso interrompido e árvores foram cortadas que apresentavam riscos de queda.
Entre os vários casos relatados pela Defesa Civil local, está o de um barranco que cedeu e destruiu parte da casa do Senhor José Osvaldo, no distrito de Divino das Palmeiras . Será necessária a demolição da estrutura que permaneceu em pé, mas que está completamente comprometida, e construção de nova moradia . Ele está alojado em outro local, recebendo suporte da Secretaria de Assistência Social e familiares, até que as providências sejam devidamente tomadas.


No Córrego da Brejaúba – localizado no Distrito de Vargem Grande de Minas . a Administração Municipal, juntamente com a equipe da Defesa Civil, já havia realizado um reparo emergencial na ponte que o liga às localidades de Limeirinha e Ariranha. Porém ,com as chuvas da última semana , novos estragos foram registrados de forma que foi interrompido o tráfego de moradores, do transporte de leite causando prejuízos a população. As providências imediatas foram tomadas pela equipe de Defesa Civil, que construiu uma passagem provisória e de emergência para população.
O muro do cemitério de Vargem Grande, também foi atingido e estragos no local foram causados com as chuvas. De acordo com a Administração Municipal, providências já estão sendo tomadas para conserto. Além do relatório de Defesa Civil também a Vigilância Sanitária esteve no local.
Outro ponto também bastante afetado foi a estrada de acesso a Mantenópolis passando pelo Córrego Manteninha . Já foram feitos reparos emergenciais na via com colocação de cascalho num trecho e construção de bueiro.
O acesso à Itabirinha também ficou impossibilitado devido a pontos de alagamentos e o acúmulo de barro.
“Convém lembrar que com a continuidade das chuvas, muitas dessas medidas se tornam provisórias pois não sabemos como a Natureza irá se comportar com o encharcamento do solo. Pedimos a todos que estejam atentos e ao sinal de qualquer perigo ou adversidade contate-nos e também a Defesa Civil pelo telefone (33) 998333195. Estamos trabalhando incansavelmente para diminuir o tamanho dos estragos causados e, nesse momento, somente com a união de todos poderemos agir mais rápido e com eficácia, preservando a vida e segurança de nossa gente”, disse o prefeito Gentil Pereira Mendonça.