Não dá para acreditar que já se passaram sete anos desde que o artista plástico Ubiratan Gomes , natural de São José de Campestre, Município do Rio Grande do Norte, começou a criar suas Toy Caricaturas e ganhou o mundo. Sempre ao lado de sua mãe e fiel escudeira, a costureira Maria do Carmo, Ubiratan, como um Gepetto dos tempos modernos, deu vida e forma a bonecos que fielmente se parecem com suas inspirações e se tornaram objetos de desejo que hoje desfilam em mãos como dos apresentadores Fátima Bernardes e Marcos Veras; atores como Paloma Bernardi, Joaquim Lopes, Lucas Veloso, Jesus Luz e Raphael Vianna além dos internacionais Gabriela Spanic, Amy Winehouse e Harry Louis; humoristas como Marcus Majella e Paulo Gustavo, e até políticos como Tiririca e Mariana Carvalho. Aliás, foi graças ao toy de “Dona Hermínia”, personagem de Paulo Gustavo no espetáculo “Minha mãe é uma peça”, que esteve em Natal no início dessa história e ao apoio que o artista deu, chamando Ubiratan no palco para agradecer o presente, que serviu de ponto de partida para que o sonho ganhasse vida e se transformasse no carro chefe entre os tantos trabalhos desenvolvidos por Ubiratan em seu ateliê, sempre lotado de pedidos vindos de todas as partes do Brasil e fora dele. Afinal, quem não quer um “mini eu” com todas as suas características faciais e cada detalhe de seu vestiário e acessórios confeccionados com um amor e perfeição inacreditáveis pelas mãos do artista é sua mãe? Basta ver a galeria abaixo para ver e se apaixonar, além de já querer encomendar o seu! Por que não?
Com o humorista Paulo Gustavo, onde Ubiratan Gomes entregou a toy caricatura da personagem “Dona Hermínia” e foi ovacionado pelo público e elogiado pelo ator ao final do espetáculo “Minha mãe é uma peça”, durante sua passagem por Natal
Os primeiros traços da vida artística de Ubiratan surgiram no Ensino Fundamental. Como autodidata, seus trabalhos iniciais foram de anatomia e depois disso realizou inúmeros retratos a crayon, no final dos anos 80. Embora tenha se formado como Técnico em Contabilidade, seu dom artístico falou mais alto e em 1996 entrou no curso de Belas Artes, do artista plástico Jomar Jackson, onde atualmente funciona o Ateliê Câmara Cascudo, no qual Ubiratan está à frente participando de vários salões locais e internacionais, conquistando muitas menções honrosas.
Através dos trabalhos de desenhos e pinturas realistas, Ubiratan procurou dedicar-se ao estudo das caricaturas. Ganhando habilidade no ramo, juntamente com uma aprofundada pesquisa a respeito dos tradicionais bonecos de pano – que teve como precursor Câmara Cascudo – conseguiu evoluir seu desempenho retirando as caricaturas dos papéis e telas, tornando-as em bonecos caricaturas, com trabalhos expostos nos principais programas da grade da TV Globo e em exposições em Londres, Canadá e no México, além obviamente de todos os cantos do Brasil. “Os toy caricaturas se transformaram em uma forma extremamente carinhosa de desenvolver minha arte ao mesmo tempo em que demonstramos um apreço sem tamanho em relação àquele que serve de inspiração por cada peça. Tentamos ser fieis a cada traço, tanto físico como também nas peças, no vestuário, nos detalhes, para que cada peça, que tem entre 50 a 55 centímetros de altura, se aproximem ao máximo de quem é retratado. E o retorno é maravilhoso porque todos que passaram a contar com um Toy em mãos tornaram-se nossos amigos e celebram conosco cada criação”, conta Gepetto, quer dizer, Ubiratan todo orgulhoso, enquanto conclui a peça baseada em Xuxa e que será entregue à “Rainha dos Baixinhos” pela já amiga Paloma Bernardi.
Exposições Realizadas
1993 – 5° Exposição Internacional de Arte Postal “Festa” – Biblioteca Municipal do Barreiro – Portugal.
1994 – 6° Exposição Internacional de Arte Postal “O Nu” – Biblioteca Municipal do Barreiro – Portugal.
1996 – 8° Exposição Internacional de Arte Postal “O Racismo” – Biblioteca Municipal do Barreiro – Portugal.
2000 – 1° Salão de Humor da Cidade do Natal Caricaturas – Capitania das Artes – Natala/RN.
2000 – 1° Exposição Didática Atelier Jonar Jakson – Capitania das Artes.
2001 – Concurso de Pintura “Farol de Mãe Luíza” – Menção Honrosa – Natal/RN.
2002 – 4° Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Recife/PE.
2002 – 1° Salão Semana Marinha de Natal – Natala/RN.
2002 – 6° Salão de Artes Plásticas da Cidade do Natal/RN.
2003 – 2° Salão Semana da Marinha de Natal – Menção Especial – Natal/RN.
2003 – VII Salão de Artes Plásticas da Cidade do Natal: 1° lugar, com o quadro “Cenas do Sertão” – Natal/RN.
2004 – 1° Exposição do Acervo Capitania das Artes.
2005 – 1° Exposição Individual UBIRATAN GOMES “PINTURAS” – Aliança Francesa de Natal/RN.
2006 – Mostra Internacional de Arte Postal Arte e Vida no 3° Milênio Núcleo de Arte e Cultura da UFRN/Natal.
2006 – Exposição 10 Anos de Arte Acadêmica no Curso de Belas Artes Atelier Jomar Jackson – Palácio Potengi da Cultura – Natal/RN.
2006 – Exposição de Pinturas: Caminhos da Reconstrução Carlos Silva – Fundação Capitania das Artes – Natal/RN.
2007 – Exposição Patrimônio Cultura Potiguar – Palácio Potengi da Cultura – Natal/RN.
2007 – 2° Exposição Individual UBIRATAN GOMES “CARICATURA” Restaurante Maturi – Natal/RN.
2007 – IV Festival Gastronômico e Cultural de Martins – Martins/RN.
2010 – III Salão de Artes Natal-Marinhas – Natal/RN.
2010 – Curador: Coletiva Pintura de Verão – Fundação Capitania das Artes – Natal/RN.
2011 – 4° Exposição do Acervo Capitania das Artes.
De lá para cá são mais curadorias intermináveis e os trabalhos com os toys, caricaturas e obras em tela que não mais permitem que Ubiratan tenha tempo de participar de mais eventos. “A agenda é por demais lotada e só tenho a agradecer a Deus e a todos que acreditam e apreciam nosso trabalho”, diz ele com a humildade e humanidade dos grandes artistas.
Serviço:
ATELIÊ CÂMARA CASCUDO
RUA GONÇALVES LEDO 699 CENTRO – NATAL – RN
Insta: @ubiratangomes
Texto: Wilson Guedes
Magnífico o seu trabalho do Ubiratam!
O Valor da arte, o olhar especial a cada pessoa! A personalização desse olhar!
Fantástico, saber como as pessoas vêem a gente!